Policial catarinense é o primeiro colocado em curso antibombas

A capacitação teve a duração de seis semanas

Foto: CPMAE/Bope

Um policial catarinense se destacou e encerrou o curso de Operações Antibombas, ministrado pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), na tarde desta sexta-feira, 24.

O sargento Thiago Henrique Cardoso, conhecido como Caveira 31 e lotado no BOPE da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), foi o primeiro colocado no curso, que teve 21 participantes e militares de nove Estados.

A capacitação teve a duração de seis semanas, sendo os alunos capacitados para atuar nas contramedidas de atuação em ocorrências de alto risco com artefatos explosivos, como localização, análise, remoção e desativação do artefato encontrado.

Durante o período de instruções, a jornada foi marcada por aulas teóricas e práticas, seminários, simulados, testes e provas que proporcionaram conhecimentos técnicos, fundamentados na renomada doutrina de Operações Antibombas da PMMG.


"É muito gratificante terminar o curso em primeiro lugar e, mais do que isso, ter instruções de alto nível para atuar de forma segura em situações de ocorrências deste nível que possam vir a ocorrer. A capacitação além de agregar no conhecimento técnico, servirá para a segurança do povo catarinense", destacou o sargento Thiago H. Cardoso.

De acordo com o Subcomandante-Geral da PMSC, Alessandro José Machado, "é gratificante ver um membro de nossa corporação se destacando em um curso de alto nível e buscando sempre a capacitação para servir em nosso Estado. Estamos sempre apoiando e realizando ações em benefício aos nossos policiais militares".